10 ideal à 16ª Jornada

 

Nota: A selecção dos jogadores foi feita tendo em conta a qualidade dos mesmos durante as 16 jornadas mas também o grau de dependência da equipa para com o seu contributo.

G. Trabal - Benfica
Para uma equipa pressionar a todo o segundo como faz o Benfica tem de ter as 'costas largas', isto é, um grande guarda-redes. E, como se vê pela classificação/resultados, tem dito presente. A qualidade técnica mas também táctica - domina uma mão cheia (ou mais) de posições - fazem a diferença.

N. Filipe - Porto
O ano da afirmação. Tem tido poucas responsabilidades nos desaires azuis e brancos e na hora da verdade, perante as principais formações, não tem vacilado.



V. Neves - Benfica
Mais do mesmo. Desde a chegada de Pedro Nunes ao Benfica a sua influência tem aumentado, fazendo a diferença não só na defesa mas também no ataque, a fazer lembrar os tempos de Paço de Arcos. Este ano, pela panóplia de elementos de alto nível que os encarnados dispõem no ataque, tem-se ficado de novo pela rectaguarda essencialmente. A classificação/resultados e os minutos jogados esta época são justificações mais do que suficientes para integrar este leque.

Vieirinha - Barcelos
A confirmação de um grande jogador. Não muito vistoso, mas tacticamente fundamental aos minhotos. De uma grande concentração e rigor dentro de rinque, aliados à qualidade que possui.

C. Nicolia - Benfica
Outro a quem a frase 'mais do mesmo' aplica-se na perfeição. Nos últimos 16 anos sempre se falou muito de Panchito como o melhor jogador a actuar em Portugal nas últimas duas décadas, mas Nicolia está num nível bem mais acima. Porquê? Porque Panchito ganhou pouco, era mais de assistir e a defender não era o atleta mais dedicado. Nicolia ganha, marca, assiste, defende - à sua maneira, mais arriscada, mas tem sucesso. É o jogador mais completo a jogar no nosso campeonato nos últimos 20 anos.

A. Centeno - Sporting
Bela cartada jogada pelo Sporting, na aquisição deste elemento que só agora conhece a camisola de um candidato ao título. Apesar da época ligeiramente abaixo das expectativas por parte da equipa, ele não tem desapontado. Belíssima patinagem e polivalência do internacional angolano que se tem demonstrado goleador no ataque - função que nem é a sua, mas está um verdadeiro todo-terreno -, e na defesa também tem dado um bom contributo.



J. Adroher - Benfica
Chegada de rei ao nosso campeonato, como só os grandes jogadores conseguem. A cada jornada que passa melhora o seu nível no interior da área e já fez esquecer João Rodrigues que também começou a época em grande forma, onde só a lesão o impede de estar neste 10. A defender, o típico catalão rigoroso que também já se adaptou à louca pressão benfiquista.

Gonçalo Alves - Porto
Uma surpresa muito positiva. Gonçalo Alves começou finalmente a defender decentemente. Mérito para Cabestany mas também para a profunda alteração de mentalidade por parte do jogador. Era a sua face negativa, melhorando-a, facilmente entra nos 10 melhores, visto que a atacar a eficácia tem acompanhando e a qualidade técnica nunca desapareceu.

Caio - Oliveirense
Um jogador que roça a perfeição, não fosse a pecha do exagero de faltas cometidas e grande parte das vezes desnecessárias. Ainda assim, tem melhorado neste capítulo relativamente a anos anteriores. De resto, muito forte defensivamente, com grande capacidade de roubo de bola, e excelente remate e técnica na ofensiva.

João Souto - Oliveirense
Outra confirmação. O campeonato português está bem servido de jogadores da área, Vítor Hugo, João Rodrigues, Adroher, etc. No entanto, talvez a par do catalão do Benfica, João Souto é actualmente o que mais se destaca, acima de tudo pela capacidade de movimentação. A eficácia e o faro pela recarga também se destacam, mas são qualidades naturais num grande pivot. A defender tem estado a grande nível, com muitos roubos de bola.


Jogos visualizados:
Porto - 16
Benfica - 14
Sporting - 14
Física - 9
Oliveirense - 9
Valongo - 7
Viana - 7
Braga - 6
Barcelos - 5
Sanjoanense - 5
Cambra - 4
Turquel - 4
Candelária - 3
Paço de Arcos - 3