Primeira divisão, ponto de situação

16-02-2014 14:10

O Glóquei retrata a primeira metade do principal campeonato português, de acordo com os jogos que foram visualizados.


Fotos da curva

FC Porto
Um Porto que continua igual a si mesmo, com os mesmos atletas da época passada, impõe sempre um ritmo intenso na partida, com ataques curtos e apostando muito na meia distância. Defensivamente não está tão activo como noutras épocas, nomeadamente a primeira época em que Tó Neves tomou conta do leme azul e branco.

Destaques: -

Jogos Visualizados:

Porto 6-4 Barcelos
Porto 5-1 Turquel
Porto 14-0 Tomar
Porto 3-0 Paço de Arcos
Porto 4-3 Oliveirense
Benfica 6-1 Porto
Porto 2-2 Valongo

AD Valongo
Surpreendente, ou talvez não. É uma formação cuja estrutura já tem algumas épocas e conta com a afirmação de alguns jovens atletas que tiveram o seu tempo de amadurecimento, essencialmente na época transacta. Os frutos surgem esta época. Uma equipa com muitas opções e que impõe sempre um grande ritmo na partida quer a atacar (organizado ou transições) quer a defender (organizado ou transições). Sabendo da importância do guarda-redes na modalidade, é importante referir o grande momento de forma de André Girão para o sucesso da equipa.

Destaques:
André Girão – Tem sido gigante na baliza e sem dúvida um pilar na formação valonguense.

Telmo Pinto – Excelente defensivamente, consegue pressionar o adversário e nunca perder a posição, ganhando muita bolas.

Nuno Araújo – Jogando mais recuado esta época, tem feito valer o seu potente remate. Muito concentrado defensivamente, pressionando o adversário com sucesso, nomeadamente no roubo de bolas.

Hugo Azevedo e João Souto – Grande capacidade de iniciativa atacante e excelente na pressão defensiva e roubo de bola, combinam muito bem no ataque, principalmente surgindo detrás da baliza. Têm como ponto negativo a capacidade de incendiar os ânimos de quando em vez e de se fazerem muito às faltas.

Paulo Pereira (treinador) – Há muitos anos ao leme desta formação, vê finalmente um grande resultado do seu longo trabalho. Todo o mérito em acreditar e fazer acreditar no sucesso da pressão defensiva e do grande ritmo atacante, assim como na forma como desenhou esta equipa, dando - principalmente na época passada - muitas oportunidades aos jovens que esta época estão-lhe a ser bastante úteis.

Jogos visualizados:
Turquel 1-3 Valongo
Valongo 7-3 Viana
Paço de Arcos 2-4 Valongo
Valongo 4-3 Benfica
Porto 2-2 Valongo

SL Benfica
Um Benfica irregular, que não conta com a mesma qualidade da época passada em relação aos atletas de campo, mas que finalmente encontrou um guarda-redes à altura das exigências. Os encarnados demonstram muita insegurança quando a equipa adversária pressiona mas também quando Valter Neves ou Tuco Ábalos não estão em pista. As transições defensivas (principalmente com Diogo Rafael ou Miguel Rocha em pista) mas principalmente ofensivas também não têm sido tão eficazes quanto uma equipa candidata ao título deverá augurar.

Destaques:
Guillém Trabal – Um guarda-redes ao nível das ambições encarnadas. Muita qualidade e frieza nas horas da verdade.

Valter Neves – A realizar uma das melhores épocas desde que chegou ao Benfica. Tem sido fundamental na defesa e também tem tido excelentes momentos no ataque. Esta época têm-se notado os (poucos) minutos em que não se encontra em pista.

Marc Coy – Esta época jogando na sua posição natural. A posição onde se tornou melhor marcador da liga espanhola na época anterior à chegada a Lisboa. Demonstra de facto muita qualidade na finalização. Não precisa de muito espaço e concretiza de todas as formas e feitios.

Jogos visualizados:
Barcelos 0-3 Benfica
Benfica 9-1 Carvalhos
Turquel 3-3 Benfica
Benfica 10-4 Viana
Benfica 9-1 Cambra
Paço de Arcos 1-4 Benfica
Benfica 12-2 Física
Sporting 5-5 Benfica
Oliveirense 4-3 Benfica
Benfica 6-1 Porto
Valongo 4-3 Benfica
Benfica 15-4 Braga
Benfica 6-2 Barcelos



UD Oliveirense
A formação de Nuno Resende conta com um esqueleto montado há algumas épocas, denotando-se grande entrosamento entre praticamente todos os elementos seja a atacar seja a defender. Uma formação que consegue adaptar muito bem a imaginação e a organização no ataque.

Destaques:
Gonçalo Alves – Um jogador que combina como poucos a técnica, o remate e a eficácia. Contudo, há que referir que defensivamente também é um atleta muito abaixo da média do campeonato nacional. A sua predisposição para defender é praticamente nula.

Tó Silva – Tal como Gonçalo Alves, apresenta uma técnica e um remate acima da média. É um dos grandes pensadores da equipa e um dos mais importantes elementos a impor os ritmos de jogo.

Diogo Almeida – Excelente na baliza. Tem transmitido muita segurança à equipa.

Nuno Resende (treinador) – Treinador que sucedeu Tó Neves há três épocas atrás. Consegue conciliar de forma quase perfeita o modelo de jogo às características dos seus elementos, ou seja, tirar o melhor que cada atleta tem para ajudar o colectivo.

Jogos visualizados:
Física 1-4 Oliveirense
Oliveirense 7-4 Sporting
Mealhada 4-6 Oliveirense
Oliveirense 4-3 Benfica
Porto 4-3 Oliveirense
Oliveirense 8-3 Barcelos

Candelária SC
Pouco se alterou em relação à época anterior no que toca aos métodos de jogo. Pouco risco no ataque faz com que defensivamente a equipa não sofra muitas transições em inferioridade numérica. No ataque organizado, muita procura do passe para os elementos que se movimentam na diagonal.

Destaques: -

Jogos visualizados:

Candelária 1-1 Sporting
Mealhada 2-5 Candelária
Turquel 1-1 Candelária

AE Física D
Época extremamente difícil para Vítor Fortunato que em meia época ainda não conseguiu encontrar estabilidade no seu plantel. Para além das mexidas no verão (metade da equipa é nova), as saídas e entradas durante a época combinadas com a indisponibilidade de muitos atletas não têm facilitado a tarefa da formação torriense, que tem estado irreconhecível quer no ataque (pouco perigo para as balizas contrárias) quer na defesa (muito permeável).

Destaques:
Samuel Lima – Não está no auge da sua carreira mas ainda assim continua a ser um pilar na defesa torriense. Faz um dos trabalhos mais difíceis na defesa: marcar o adversário que se encontra no interior da área para a finalização. Neste capítulo, Samuel continua irrepreensível. Excelente leitura táctica da partida, peca por vezes pela falta de iniciativa atacante.

Jogos visualizados:
Tomar 4-6 Física
Física 5-3 Cambra
Paço de Arcos 1-1 Física
Física 3-1 Sporting
Física 1-4 Oliveirense
Benfica 12-2 Física
Turquel 4-1 Física

CD Paço de Arcos
Uma equipa que - apesar de algumas mudanças, nomeadamente o treinador - manteve o esqueleto da época passada mas que não conseguiu manter a mesma qualidade. É uma formação organizada que sofre poucos golos (7ª equipa com menos golos sofridos) mas que não tem referências atacantes, principalmente no interior da área.

Destaques: -

Jogos visualizados:

Paço de Arcos 1-1 Física
Paço de Arcos 3-3 Mealhada
Paço de Arcos 1-4 Benfica
Porto 3-0 Paço de Arcos
Paço de Arcos 2-4 Valongo
Paço de Arcos 2-3 Barcelos
Paço de Arcos 2-3 Turquel
Paço de Arcos 4-2 Tomar
Paço de Arcos 4-2 Cambra

HC Turquel
Um esqueleto já montado desde há pelo menos três épocas e que tem dado idênticos frutos à temporada passada, pese embora a qualidade do ataque tenha descido. A formação de Leiria aposta muito nos remates de longa/média distância tornando mais difícil o sucesso do ataque organizado, ainda que com isso não sofra tantos contra-ataques de inferioridade numérica na defesa. Contudo, é uma das equipas que melhor se exibe nos contra-ataques de três contra dois.

Destaques:
Marco Barros – Tem sido um dos elementos mais importantes nos jogos mais equilibrados, fazendo pender a balança para a equipa turquelense em muitos encontros.

Paulo Passos – Um elemento de grande capacidade técnica, eficácia e astúcia, é muitas vezes o atleta que desata o marcador ou resolve partidas.

Jogos visualizados:
Turquel 5-2 Mealhada
Turquel 3-3 Benfica
Porto 5-1 Turquel
Turquel 1-3 Valongo
Turquel 2-1 Barcelos
Turquel 1-1 Candelária
Turquel 2-6 Viana
Tomar 4-5 Turquel
Turquel 4-1 Cambra
Paço de Arcos 2-3 Turquel
Turquel 4-1 Física
Sporting 4-6 Turquel
Mealhada 3-5 Turquel

CH Carvalhos
Formação que vive muito da meia distância e da criatividade dos seus elementos mais avançados. Introduz um ritmo baixo na partida.

Destaques: -

Jogos visualizados:

Benfica 9-1 Carvalhos

AJ Viana
Uma equipa que adicionou elementos de grande qualidade e com um sistema de jogo à imagem de Luís Viana. Aposta muito nas jogadas atrás da baliza, jogando sempre com a criatividade dos dois elementos mais adiantados. Saldo bastante positivo nos lances de bola parada.

Destaques:
Jorge Correia – Excelentes momentos deste guardião ao longo da época, realizando defesas espectaculares em muitas partidas.

Joel Coelho – Num excelente momento de forma. Pensa o jogo e introduz os ritmos necessários ao mesmo. Alia a capacidade de leitura à técnica como poucos.

Luís Viana – Igual a si próprio. Exímio a jogar atrás da baliza e uma tremenda eficácia quer em jogo corrido quer em bolas paradas. Muito oportunismo para sofrer faltas dentro e fora da área.

Jogos visualizados:
Benfica 10-4 Viana
Valongo 7-3 Viana
Turquel 2-6 Viana

Sporting CP
Metade de equipa é nova. Pouco entrosamento no ataque e muita permissividade na defesa. Tal como na época passada, os jogadores mais criativos estão muito presos ao sistema de jogo e não têm estado ao nível de outras épocas.

Destaques: -

Jogos visualizados:
Sporting 5-5 Tomar
Cambra 2-4 Sporting
Candelária 1-1 Sporting
Oliveirense 7-4 Sporting
Sporting 5-5 Benfica
Sporting 4-6 Turquel

HA Cambra
Uma formação que modificou metade do seu plantel. Apesar de ter mais e melhores opções em relação à época passada, Ricardo Geitoeira não tem aproveitado esse facto. A equipa ainda não encontrou uma identidade de jogo e não se encontra segura nos processos de jogo, quer no ataque quer na defesa.

Destaques: -

Jogos visualizados:
Física 5-3 Cambra
Cambra 2-4 Sporting
Benfica 9-1 Cambra
Turquel 4-1 Cambra
Paço de Arcos 4-2 Cambra

HC Braga
Meia equipa foi renovada esta época, inclusive o treinador. Um modelo de jogo atacante muito interessante, que promove quase sempre a entrada do elemento que faz o passe para zonas interiores. Um mau início de campeonato tem sido compensado na segunda metade da primeira volta.

Destaques:
Chumbinho e Vieirinha – Dois elementos muito tecnicistas e que desequilibram quando a equipa mais precisa. Vieirinha acrescenta a este aspecto o facto de sair muito bem detrás da baliza para a cara do golo.

Jogos visualizados:
Braga 5-7 Barcelos
Mealhada 3-3 Braga
Benfica 15-4 Braga

OC Barcelos
Esperava-se mais desta formação que, apesar de ter sido renovada a 50%, conta com grandes valores nas suas fileiras. Muito permeável defensivamente e pouco apoiada ofensivamente, dependendo muito da iniciativa individual.

Destaques:
Zé Pedro – Único elemento nesta formação a aliar de forma quase perfeita a técnica à táctica. Consegue desequilibrar ofensivamente e equilibrar defensivamente.

Jogos visualizados:
Barcelos 0-3 Benfica
Braga 5-7 Barcelos
Porto 6-4 Barcelos
Turquel 2-1 Barcelos
Paço de Arcos 2-3 Barcelos
Oliveirense 8-3 Barcelos
Benfica 6-2 Barcelos

HC Mealhada
À excepção do guarda-redes Tiago Sousa, todos os outros elementos são estreantes na primeira divisão. Esta inexperiência tem sido fatal para os pupilos de Vasco Vaz. Excelentes atributos individuais técnicos e tácticos, bom sistema de jogo, organizado e fundamentado na criatividade dos seus elementos. Contudo, muita concentração nos protestos à arbitragem, fraca leitura de jogo e muita precipitação principalmente quando a equipa está em desvantagem (quiçá derivada à inexperiência primo divisionária). Quando o resultado é positivo, não são impostos os ritmos de jogo necessários à manutenção do mesmo, acabando por sofrer consequentes dissabores.

Destaques:
Pedro Coelho – Jogador que mais desequilibra nesta equipa. Conta com uma capacidade finalizadora bem interessante.

David Ribeiro - Jogador muito completo, equilibra a equipa defensivamente e influencia também a capacidade atacante da equipa.

Vasco Vaz (treinador) – Excelente trabalho do técnico da Mealhada que conta neste momento com 100% de atletas oriundos da escola do clube, onde ele próprio trabalhou durante muitas temporadas. Esta equipa sénior faz parte de um projecto que já leva muitos anos e que teve o seu ponto alto esta temporada com a subida à primeira divisão. A equipa tem pago caro a inexperiência mas será certamente mais um dos aspectos que o técnico irá tentar ultrapassar.

Jogos visualizados:
Turquel 5-2 Mealhada
Paço de Arcos 3-3 Mealhada
Mealhada 2-5 Candelária
Mealhada 4-6 Oliveirense
Mealhada 3-3 Braga
Mealhada 3-5 Turquel

SC Tomar
Um plantel que transita quase a 100% da época passada. Um sistema de jogo que imprime pouco movimento por parte dos seus elementos, baseando-se imenso na criatividade dos atletas mais adiantados ou na meia distância dos mais recuados. Muita permissividade defensiva.

Destaques: -

Jogos visualizados:
Tomar 4-6 Física
Sporting 5-5 Tomar
Porto 14-0 Tomar
Tomar 4-5 Turquel
Paço de Arcos 4-2 Tomar