Os media nas Federações

10-02-2014 19:19

 

Portugal, Espanha, França e Itália são os países cujos principais campeonatos são os mais competitivos do Mundo, sendo também os países com mais praticantes no Mundo. Este artigo visa averiguar como as quatro federações destes países ''vendem o seu produto'' aos praticantes e aos demais amantes e curiosos da modalidade, ou seja, como trabalham com o mais poderoso meio de propaganda de qualquer movimento, desportivo ou não: media. Que informação disponibilizam sobre os principais campeonatos? Que regras estabelecem com os intervenientes da modalidade quanto às suas declarações, de forma a proporcionarem ao leitor/ouvinte/espectador uma informação mais privilegiada sobre o que acontece dentro das quatro tabelas? Que grafismo disponibilizam as transmissões das cadeias televisivas oficiais do principal campeonato nacional?

1 - Informação sobre os principais campeonatos.
Naturalmente que nos sites destas quatro federações latinas encontramos os resultados, classificação e os melhores marcadores dos principais campeonatos nacionais. No entanto, existem diferenças consideráveis em relação a outro tipo de informação, como em baixo se pode constatar.

1.1 - Fichas de jogo. A federação portuguesa é a única das quatro que não fornece as fichas de jogo. Nos restantes, pelo menos as primeira e segunda divisões, podemos encontrar na totalidade dos jogos disputados, as respectivas fichas de jogo.
Espanha:

Na primeira imagem temos os resultados, estando no lado direito a ficha de jogo, onde podemos também encontrar os cinco iniciais, os principais acontecimentos (com os respectivos minutos) e outros dados estatísticos, como poderá constatar em baixo.



Itália:

Idêntico aos dados fornecidos pela federação espanhola, com a diferença de estar no site oficial dos campeonatos nacionais sénior italianos. Em cima os resultados, o resultado ao intervalo e a dupla de arbitragem nomeada. Em baixo os atletas convocados, os golos e o tempo em que foram marcados e os cartões azuis e vermelhos e o tempo em que foram mostrados.


França:

Em França o mesmo acontece. Todas as fichas de jogo de todos os campeonatos nacionais sénior, com convocados, marcadores, cartões mostrados, tempos dos golos e tempos de mostragem de cartões.


1.2 - Constituição dos plantéis. Portugal e França são os únicos países que não têm os plantéis colocados em sites oficiais, seja do campeonato em causa, seja da Federação. Quer em Espanha quer em Itália, para além da constituição dos plantéis, os interessados podem também verificar uma informação pormenorizada sobre todos os jogadores da OK Liga e Primera División (caso espanhol) ou da Serie A1 e Serie A2 (caso italiano), como em baixo pode constatar.

Espanha:

 



Itália:

 

1.3 - Vídeos. Portugal e Espanha são os países onde não existe um fornecimento de vídeos dos jogos (quer jogo completo quer resumo) dos principais campeonatos, apesar de existir um formato preparado para esse fornecimento no site da federação espanhola. Quer em Itália quer em França são fornecidos vídeos sobre grande parte dos jogos do principal campeonato destes doís países.

França:

Itália:

 

2 - Declarações dos intervenientes nos meios de comunicação oficiais do respectivo campeonato, televisão ou federação.
Neste aspecto todas as federações têm muito a trabalhar, ainda que Portugal e Itália estejam uns passos à frente, até porque são os únicos países com um canal televisivo a transmitir oficialmente uma partida por jornada do principal campeonato nacional. 

Portugal:

A federação portuguesa tem - quando há jogos entre equipas posicionadas nos primeiros lugares da classificação - declarações de cada um dos treinadores ou de um elemento de cada equipa. No final dos jogos transmitidos pela televisão oficial do campeonato, há uma flash interview com um elemento de cada equipa e com os treinadores das duas equipas, ainda que não haja obrigação da parte destes em comparecer, o que acaba por acontecer algumas vezes, principalmente quando o jogo não lhes correu de feição. O mesmo se aplica aos restantes meios de comunicação, que só conseguem obter declarações dos intervenientes se estes aceitarem e não por obrigação aplicada pela federação portuguesa.


Itália:

Em Itália os treinadores são obrigados a prestar declarações à cadeia televisiva oficial que transmitirá o encontro antes deste começar. Durante o minuto de desconto, o treinador que o pediu é ouvido pelos telespectadores, por obrigação da federação italiana. Estes dois momentos são os únicos em que podemos saber o que pensam os intervenientes da principal liga italiana nos site de federação, no site oficial da competição ou na cadeia televisiva oficial.

 

3 - Grafismo
Neste ponto as atenções voltam-se novamente para Portugal e Itália, os dois países que todas as jornadas têm a mesma cadeia televisiva a transmitir um jogo do principal campeonato nacional. Nos dois países podemos constatar, naturalmente, um grafismo com o tempo de jogo, os marcadores dos golos e as cartolinas azuis. No entanto existe não existe qualquer grafismo nos dois países sobre os dados das equipas mas também individuais ao longo do campeonato, ou seja, toda a informação disponibilizada gráficamente refere-se ao jogo em questão.

Portugal:

Em Portugal os telespectadores podem verificar no grafismo os convocados e o número de faltas de cada equipa, o que não acontece em Itália.


Em Itália é disponibilizado o cinco inicial de cada formação e o tempo em que há jogadores de castigo, algo que não acontece em Portugal.

 

Longe está o Hóquei em Patins de outros desportos, não só financeiramente ou na proporção que toma na sociedade mas também na vontade de modernizar e informar. Lembramos aqui outros desportos como o Hóquei no Gelo no principal campeonato norte-americano onde os treinadores são entrevistados durante o jogo e os jogadores ao intervalo. É certo que por vezes não existe repórter junto ao rinque, mas este nem sempre está ausente.


O mesmo acontece com o grafismo em que, novamente no campeonato norte-americano de Hóquei no Gelo, existe encontra-se muito completo e em acompanhamento contínuo do campeonato em questão.