A praia que já não vive sem o hóquei

05-07-2016 13:10

Oitava edição do ‘hóquei vai à praia’ terá lugar a 16 de Julho no Parque de Jogos de Santa Cruz, em Torres Vedras. Alguns nomes sonantes da modalidade voltam a marcar presença



Como diz o título do torneio, o hóquei vai à praia, mas já vai há tantos anos que dificilmente a praia voltará a viver sem o hóquei. Em 2016 será a oitava edição, e longe vão os tempos das quatro equipas, dos árbitros ‘disfarçados’, dos jogadores exclusivamente oriundos de Torres Vedras ou de um torneio somente preocupado com os mais velhos e, como tantas vezes acontece, sem pensar nos mais novos, esquecendo que a ligação entre os dois é da mais alta importância para dar seguimento ao projecto.

Nove anos depois da primeira edição (em 2014 não se realizou) muito mudou, sendo que algumas das mudanças já não vêm deste ano. Haverá árbitro federado e ‘habitué’ nas partidas de segunda divisão, Fernando Cabaço, dois jogos entre jovens hoquistas torrienses e a participação de seis equipas no arco principal. Transitam de torneios anteriores a Remax Vantagem, o Páteo do Faustino, a Roller One, a Impacto Visual e a Fábrica dos Óculos, sendo novidade a InforMestre/Rotas do Oeste, que substituirá a equipa que curiosamente venceu no ano transacto, Cafés Novo Dia/Bacalhau Riberalves.

E se a praia não já não vive sem o hóquei, a verdade é que o hóquei também já não vive sem a praia. As equipas têm vindo a fazer a transição natural das gerações cujos patins começam a pesar um pouco mais para aquelas que não veem hora de os pôr em pista. Ou para aqueles que, não pertencendo ao concelho, vêm acrescentar qualidade à prova e experienciar um dia de hóquei ao ar livre, algo já pouco usual em Portugal. Apesar de se cumprir com a tradição relativamente ao secretismo das aquisições, que só no próprio dia são reveladas, é já possível avançar com alguns nomes de relevo no hóquei nacional, repetentes no ‘hóquei vai à praia’: Johe da Candelária e Tiago Losna do Sporting, com a novidade de André Gaspar, ex-atleta do Sporting e do Benfica, campeão da Europa de sub20, actualmente a jogar nos Tigres de Almeirim. Da primeira divisão 2015/2016 estão também confirmados grande parte dos atletas da Física – Pedro Chambell, Samuel e João Lima, Vicente Alves, Filipe Bernardino, Nuno Brilha, André Pereira, Emanuel Amâncio -, divididos pelas seis equipas em prova.

As novidades não se ficam por aqui. Também na organização da prova houve lugar à ordem natural da evolução, com o Académico de Torres Vedras (ATV) a associar-se ao projecto, dando o seu contributo para uma expressão ainda maior de um dia que começará bem cedo, a partir das nove da manhã, com o sorteio dos dois grupos de três equipas e respectiva construção do calendário. A final e os outros jogos de atribuição de lugares classificativos jogar-se-ão à noite.